Pessoal, o joguinho é bom! Então eu fiz uma tradução/interpretação do Manual do mod que tá no site oficial ( www.insmod.net ). Depois vou acrescentar umas coisas úteis que não tem lá. Clique nas miniaturas para ver as imagens do tamanho normal.
Não deixem de ver no final desse post os vídeos que dão dicas de como jogar, o texto tá em inglês mas vai dar pra entender pelas imagens.
Introdução
Bem-vido à gerra do céculo 21, soldado! O jogo em Insurgency tem como foco capturar objetivos baseado em reforços. Em Insurgency você pode estar do lado sos US Marines (americanos) ou do lado dos Insurgentes (iraquianos). O layout das áreas e objetivos e a quantidade de reforços disponíveis varia de batalha para batalha.
Em Insurgency você é um comandante ou um soldado. Existe um comandante por Squad ou Cell, e esta pessoa tem várias maneiras de liderar. Usando o menu de comunicações, os comandantes podem chamar reforços, mudar o objetivo alvo, definir caminhos ou dar ordens. Esta cadeia de comando dá aos comandantes de cada time a total responsabilidade pela vitória ou derrota.
Ganha o time com a melhor liderança e execução, fazendo com que Insurgency seja ideal para jogadores competitivos e que gostem de jogar com táticas. Fique com seus companheiros enquanto se move pelo mapa, porque seu coração irá pulsar enquanto você estiver cercado pelas forças inimigas. Suba no ranking obtendo kills e tomando objetivos que estão localizados no indicador no topo da tela. Prossiga com cuidado, porque você não vai saber se o inimigo estar morto enquanto não vir o corpo dele, e você poderá matar ou ser morto com um único tiro certeiro.
O que vc precisa para jogarPara jogar Insurgency, você precisará de algumas coisas:
* Possuir o Steam instalado e ter uma conta válida.
* Source SDK Base (se você tem Counter-Strike: Source, Day of Defeat: Source ou Half-life2: DeathMatch você poderá baixar o SDK Base, para isso abra o steam, vá em My Tool e mande instalar)
* 2 GB de espaço livre no HD.
* Internet Banda larga é recomendado.
Download e InstalaçãoInsurgency estará disponível na área de downloads do website. Após fazer o download do mod, execute o arquivo e ele será instalado na pasta ...\\\\\\\\\\\\\\\\Steam\\\\\\\\\\\\\\\\SteamApps\\\\\\\\\\\\\\\\SourceMods\\\\\\\\\\\\\\\\Insurgency\\\\\\\\\\\\\\\\
Importante: Certifique-se de que seus arquivos do Steam, Source SDK e Insurgency estejam atualizados.
O Steam e o Source SDK são atualizados periodicamente pela Valve. Steam sempre te mostará avisos quando houver atualizações para os programas e jogos. Deixe que o Steam complete todas as atualizações antes de tentar iniciar o Insurgency. Talvez você tenha que reiniciar o Steam para que as atualizações tenham efeito.
Insurgency também terá atualizações periódicas. Visite o site oficial para ver se há atualizações. Download qualquer atualização somente de fontes oficiais.
ControlesOs controles mais importantes e suas configurações padrão (recomendado):
MOVIMENTO Forward __________
W _______ (Pra frente)
Back _____________
S ________ (Pra trás)
Strafe Left ________
A ________ (Esquerda)
Strafe Right
______ D _________ (Direita)
Lean Left _________
Q __________ (Inclinar para a Esquerda)
Lean Right
_______ E __________ (Inclinar para a Direita)
Sprint __________
SHIFT ________ (Correr)
Crouch
_______ C _______ (Agaixar)
Prone
_______ CTRL _______ (Deitar)
ARMAS Attack
_______ MOUSE 1_______ (Atirar)
Iron Sights
____ MOUSE 2 _______ (Centralizar a arma para mirar)
Alt. Fire/Bipod
__MOUSE 3 _______ (Tiro alternativo/Apoio da Arma)
Reload
__________ R _______ (Recarregar)
Cycle Firemod
____ X _______ (1 Tiro, 3 Tiros, Auto - Depende da arma)
Weapon Select
_ MOUSE SCROLL _______ (Selecionar Arma)
INTERAÇÃO Comunications
___ G _______ Comunicação
Use
___________ F _______ Abrir Portas, Pegar armas do chão, etc
Change Team
____ . _______ Mudar de time
Change Squad
____ , _______ Mudar de Esquadrão, também serve pra trocas de classe/arma
Cycle Objectives
__ O _______ Ver Objetivos
Bandage Yourself
__ Z _______ Fazer Curativo
Tipos de JogosBasicamente cada mapa tem seu próprio tipo de jogo, dando às pessoas que fazem mapas completo controle criativo de como seus mapas serão jogados. Nós usamos 4 tipos base, que você pode ver no navegador de servidores.
BattleBattle é focado em um jogo linear. Times podem ser ofensivos ou defensivos, dependendo das táticas do comandante. Geralmente mapas de Battle são bem grandes, e empurrar ou ser empurrado até de um extremo ao outro do mapa. A localização dos seus reforços (respawn) muda de acordo com os objetivos.
PushPush é um jogo linear baseado em atacar-defender. Você estará no time que ataca ou no time que defende.O time que ataca deve tomar todos os objetivos, um por um, no tempo do round, enquanto o time que defende deve impedir que o outro time tome os objetivos. Geralmente mapas de Push são bem grandes e a localização dos reforços se move de acordo com a batalha.
FirefightFirefight é um jogo não-linear baseado em checkpoint. Os times podem ser ofensivos ou defensivos, dependendo das táticas do comandante. Geralmente mapas de Firefight são menores e com spawns fixos, e objetivos igualmentes distantes de cada spawn. A vitória é de quem acumular todos os checkpoints no mapa.
StrikeStrike que um jogo não-linear do tipo "protejam a base". Você poderá estar no time que ataca ou no time que defende e geralmente há poucos objetivos. O time que defende deve segurar todos os objetivos até que o time que ataca não tenha mais reforços (respawns) ou tempo. Geralmente maps de Strike são de tamanho médio/pequeno e com spawns fixos.
Cadeia de Comando & Modo ComandanteCadeia de Comando é o que faz do Insurgency ser único entre os jogos da sua classe. Em Insurgency, você é um Comandante que dá ordens ou um soldado que às recebe. As ordens do Comandante são processadas em uma cadeia de comando, informando a todos na unidade.
Unidades são Squad ou Cells. Squad é e terminologia que nós usamos para a unidade US Marine, enquanto Cell é a terminologia usada para uma unidade Insurgente. Cada Squad/Cell consite em 8 jogadores. O primeiro da Squad/Cell é o Comandante.
A capacidade máxima de um servidor é 32 jogadores, 2 times 16 e 2 Squad/Cell por time.
Modo Comandante
Chamar reforços é uma boa maneira de conseguir backup imediato se necessário. Assim os membro da sua Squad que não estão vivos voltam imediatamente.
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Usando o Modo de Comandante, você pode mudar o objetivo que sua Squad Ataca ou defende.
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Comandantes podem definir waypoints (caminhos) para a Squad usando o Menu do Comandante.
Os jogadores na Squad veêm imediatamente na tela onde o Comandante quer ele vá.
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O Comandante também pode dar ordens táticas aos membros da Squad usando o Modo Comandante para dar comandos de voz. Quando um comando de voz é dado, os jogadores na Squad terão a abilidade de responder, reportando seu status para o Comandante.
AtiradoresEm Insurgency sua respiração tem impacto na sua mira, então certifique-se de que está na melhor posição possível para estabilizar sua arma se quiser atirar com o máximo de precisão possível.
ServidoresPara que Insurgency rode stável e sem nenhum lag nós recomendamos um servidor com pelo menos 512Mb de memória e uma conexão dedicada (10mbit ou melhor). A configuração recomendade é 16 ou 24 jogadores com um máximo de 32 e recomendamos usar tickrate 66 e fps_max 500 para melhor desempenho.
Jogo em Equipe e TáticasUm bom modo de encontrar seu companheiros é procurar pelo Comandante da Squad. Você encontrará o Líder no compasso.
O Comandante pode enviar ordens táticas como "Flank left!" ou "Cover fire!" O uso de tactics é uma ótima forma de dominar o imigo e inevitavelmente vencer.
Iniciando InsurgencyExistem várias maneiras de iniciar Insurgency. Nós recomendamos algumas aqui.
A maneira normal seria primeiro abrir o Steam.
* Se seu Steam já está aberto, clique em My Games a na área de jogos INSTALADOS clique em Insurgency: Modern Infantry Combat e depois clique em Launch para entrar no jogo.
Na instalaçao do Insurgency também será criado um atálho na sua área de trabalho e um grupo de atalhos no menu iniciar. Esses também podem ser usados para abrir o jogo.
Música
Abaixo está uma imagem do menu de opções de música
As opções são:
Sem música no jogo.
Música limitada no jogo (só toca de vez enquando mas não durante a ação)
Musicas durante o jogo (durante o jogo todo fica tocando aquelas muscias tipo quando inicia o jogo)
ObjetivosObjetivos são áreas no mapa definidas por quem fez o mapa que se comportam com pontos para serem capturados. Os objetivos podem ser neutros (letra branca), controlados por amigos (letra verde) ou controlado por inimigos (letra vermelha). Cada objetivo tem uma letra que serve para marca e identificar, como A, B, C, D, etc. Nós então convertemos essas letras em temos militares: Alpha, Bravo, Charlie, Delta, etc.
As letras são baseadas na sua localização relativa aos outros objetivos. Seu primeiro objetivo pode ser Objetivo Delta assim como pode ser Objetivo Alpha.
Para capturar um objetivo, você precisa ter companheiros suficientes na área para começar a capturar. Se você precisar de mais um jogador para capturar o objetivo, será assim:
Quando tiver a quantidade apropriada, ou ultrapassar a quantidade na área do objetivo, ele começará a ser capturado.
"blocked" significa que existem inimigos na área do objetivo, e sua captura está bloqueada.
O Comandante tem a abilidade de controlar qual objetivo sua Squad deve atacar ou defender.
ReforçosO modo como Insurgency recoloca (respawns) os jogadores no campo de batalha é chadada Reinforcement Waves (onda de reforços). Estas são jogadores espectadores/mortos que voltam ao jogo após um certo período de tempo. Reinforcements Waves são geradas só quando tem alguém na área de reforço.
A quantidade de Waves que seu time tem é determinada pelo arquivo configuração do mapa. Em um mapa você pode ter reforços ilimitados (como em Day of Defeat), enquanto em outro mapa você pode não ter nenhum (como em Counter-Strike). A quantidade de ondas de reforços que seu time tem é mostrada na parte de cima do compass:
O comandante tem a abilidade de chamar por reforços de emergência se for dada a abilidade pelo Quartel-General (específico por mapa). O seguinte indicador na tela do Comandante representa a quantidade restante de reforços de emergência.